Apesar de seu sabor forte, a moringa está rapidamente se tornando um suplemento nutricional popular nos EUA.

Todas as partes da árvore moringa – incluindo as sementes, vagens e folhas – têm sido usadas há muito tempo em outras partes do mundo por suas propriedades nutricionais.

Este artigo analisa o que é a moringa e alguns de seus usos mais benéficos, incluindo a prevenção de doenças e até a purificação da água.

O que é a Moringa?

Muitas vezes referida como a “árvore milagrosa”, a árvore moringa de crescimento rápido é na verdade nativa do norte da Índia.

A parte mais conhecida e amplamente utilizada da árvore são suas sementes, que fazem parte de uma dieta tradicional na Ásia e na África há séculos.

Hoje, a moringa oleifera está prontamente disponível em várias formas, incluindo cápsulas, extratos, óleos, pós e chás. As sementes também podem ser assadas e comidas como nozes, e as flores podem ser usadas para fazer chá.

No entanto, a maneira mais fácil de consumir a moringa é na forma de pó, feita a partir de folhas secas. O sabor é muito mais suave do que as sementes, e as folhas secas contêm quantidades maiores de nutrientes do que as versões frescas.

Em geral, a moringa é altamente valorizada por seus benefícios nutricionais. Também tem sido usado para fins não alimentares, como produção de biodiesel e como ingrediente em produtos de beleza.

Resumo: A moringa é originária do norte da Índia e tem sido usada há muito tempo para usos nutricionais, médicos e vários usos não alimentares.

1.      Moringa é rica em nutrientes

A moringa é rica em vitaminas, minerais e compostos bioativos .

Um copo (140 g) de sementes de moringa contém:

  • Calorias = 37
  • Carboidratos = 8,5 g
  • Proteína = 2 g
  • Gordura = <1 g
  • Vitamina C = valor diário de 235%
  • Ferro = 350% do valor diário
  • Potássio = 13% de valor diário
  • Magnésio= valor diário de 28%
  • Cálcio = valor diário de 3%

Observe as quantidades excepcionais de ferro (350% do valor diário) e vitamina C (235%).

As sementes de moringa também contêm 19 dos 22 aminoácidos, incluindo todos os 9 aminoácidos essenciais, que o seu corpo não consegue produzir. Isto é similar a outras sementes conhecidas de “superalimentos” como sementes de girassol e chia ( 3 ).

Enquanto isso, as vagens são especialmente fibrosas, o que pode ajudar com problemas digestivos.

Mesmo com essa quantidade impressionante de nutrientes, a moringa é muito baixa em calorias.

Resumo: As sementes de moringa são baixas em calorias, mas são ricas em vitaminas essenciais, minerais e aminoácidos.

2.      A planta Moringa combate a desnutrição

Nos países em desenvolvimento, onde a desnutrição é mais prevalente, a moringa pode ser um salva-vidas.

De fato, muitas comunidades e aldeias estão cultivando a planta da moringa para torná-la parte essencial de sua dieta.

Juntamente com a sua impressionante quantidade de vitaminas e minerais, a moringa é uma boa fonte de proteínas e gorduras essenciais.

As folhas foram usadas até mesmo como um suplemento multivitamínico por causa de suas quantidades elevadas de minerais como ferro, cálcio e zinco, todos essenciais para o crescimento e desenvolvimento.

A árvore também é resistente à seca e pode resistir a climas secos e quentes, tornando-se uma excelente fonte de alimento rico em nutrientes para comunidades carentes.

Resumo: A moringa é uma boa fonte de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais necessários para o crescimento e desenvolvimento adequados. A planta é fácil de cultivar e resistente à seca, tornando-se uma importante fonte de alimento para comunidades desnutridas.

3.      Pode ser usado para purificação de água

Com propriedades antimicrobianas, as sementes de moringa também desempenham um papel poderoso na purificação de água em países em desenvolvimento.

Quando o óleo é extraído das sementes de moringa, um “bolo” rico em proteínas é deixado para trás. Isso pode inibir o crescimento bacteriano e ser usado para purificar a água para seres humanos e animais.

Como a moringa pode ser cultivada em abundância, esta é uma maneira fácil e econômica de prevenir doenças transmitidas pela água.

Resumo: Extrato de semente de Moringa pode inibir o crescimento bacteriano e ser usado para purificar a água, tornando-a potável para humanos e animais.

4.      Atua como um anti-inflamatório e antioxidante

Pesquisas mostram que as sementes de moringa contêm uma poderosa mistura de antioxidantes promotores da saúde.

Em estudos com camundongos, o extrato de sementes de moringa funcionou como um anti-inflamatório e antioxidante, melhorando os sintomas da colite ulcerativa (UC). Esses dados sugerem que um efeito semelhante pode ser visto em humanos.

Outro estudo descobriu que a fervura das sementes aumentava a disponibilidade tanto de antioxidantes quanto de ferro.

Resumo: As sementes de moringa oferecem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que podem ajudar os sintomas da colite ulcerativa.

5.      Aumenta a saúde do coração

Vários estudos descobriram que as sementes de moringa podem ser benéficas para a saúde do coração.

Eles contêm altos níveis de gorduras monoinsaturadas , o que pode ajudar a diminuir o colesterol LDL (ruim) e pode diminuir o risco de doença cardíaca e derrame se você substituir a gordura saturada.

Em um estudo de laboratório feito em ratos, o consumo de sementes de moringa diminuiu o estresse oxidativo e protegeu as células do coração, reduzindo a inflamação.

Outro estudo em ratos descobriu que o pó de sementes de moringa reduziu a fibrose cardíaca, triglicérides e freqüência cardíaca, e melhorou a função cardíaca geral.

Resumo: Estudos descobriram que as sementes de moringa podem melhorar a saúde do coração, reduzindo triglicérides, estresse oxidativo e inflamação.

6.      Moringa Suporta Digestão

Devido ao seu alto teor de fibras, as vagens moringa podem ser benéficas para a sua digestão.

Cada cápsula contém cerca de 47% de fibra e pode ajudá-lo a digerir regular e facilmente.

Ao dizer isso, se você se beneficiará de um aumento ou diminuição da fibra depende da sua situação.

Também não está claro se isso seria considerado baixo FODMAP e adequado para IBS , pois não foi testado.

Resumo: As vagens de moringa são ricas em fibras, o que pode ajudar na digestão em muitos casos.

7.      Pode ajudar a combater o câncer

As sementes de moringa são conhecidas por suas potenciais habilidades de combate ao câncer.

Uma proteína extraída de sementes de moringa tem mostrado retardar o crescimento do câncer de fígado em células humanas e animais em até 71%.

Em outro estudo de laboratório, o extrato de sementes de moringa manteve as células de câncer de mama crescendo e se espalhando significativamente.

Células de câncer de fígado e cólon também mostraram diminuir significativamente quando tratadas com sementes de moringa.

Embora esta pesquisa reflita apenas estudos de laboratório e não possa ser aplicada a humanos, os resultados são promissores.

Resumo: As sementes de moringa demonstraram retardar o crescimento de células cancerígenas em vários estudos de laboratório.

Moringa agora pode ser encontrada em todo o mundo em várias formas, incluindo cápsulas, extratos, óleos, pós e chás. Este é um dos mais populares suplementos de moringa disponíveis na Amazon , as críticas são surpreendentes.

Basta estar preparado para um sabor bastante potente.

 

7 benefícios da Moringa

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