Benefícios do açaí, diz-se que a alimentação saudável é a chave para a saúde, existe um tabu que discrimina de forma errada as plantas. Pois este considera do que aquelas com grandes benefícios para o corpo, são de mau gosto para o paladar.

açaí beneficios

Esta é uma hipótese que se descarta quando se fala do açaí, por exemplo.

Os benefícios que este traz para a saúde são muitos e como continua a ser um elemento requintado da culinária.

Por ser uma planta com origem remota, suas propriedades têm sido objeto de estudo por muitos anos, consolidando-se como um fruto que deve ser incluído na dieta diária, nomeadamente, dos habitantes do solo americano.

O que é “Açaí”?

O açaí é conhecido por ser um fruto originário das terras da América do Sul, especialmente no norte do Brasil.

É a versão sul-americana de mirtilos e as uvas, pois caracteriza-se por ter um potente cor roxo oferecido pelo clima de selva.

Como mencionado, os seus usos não são recentes, pois, o açaí era muito conhecido e usado pelas tribos primitivas da época pré-colombiana, portanto, estas culturas exploraram ao máximo as suas potencialidades.

Justamente esse conhecimento foi passado de geração em geração e ultrapassou as fronteiras, pois apesar de dar este fruto em climas tropicais, o seu consumo é, a nível mundial, até nos países mais temperados.

Quais são os benefícios do açaí para nossas vidas?

Os benefícios são inúmeros, principalmente na área de a nutrição, medicina e estética, por isso, seu consumo é recomendado por especialistas nessas áreas.

Estudos realizados em grande profundidade revelam e confirmam seus poderosos benefícios para a saúde geral do corpo humano.

O açaí, as suas vantagens residem na sua composição singular, pois é uma das poucas frutas com grande quantidade de proteínas, é algo incrível mesmo é muito maior do que o ovo e, com muito menos gordura e calorias. É usado por:

  • Os atletas ou pessoas que praticam rotinas esportivas, pois o utilizam como um poderoso energizante e incluem, sem duvidar em suas dietas;
  • É ideal para aqueles que estão em busca de perder peso, pois ao ser proteínas reduz a ansiedade;
  • Pessoas que desejam combater o terror do envelhecimento, já que elimina os radicais livres da membrana das células por suas elevadas propriedades antioxidantes;
  • No indivíduos que mereçam de ação a nível gastrointestinal, pois ajuda a combater um dos problemas mais comuns a prisão de ventre, por sua alta quantidade de fibra que melhora o trânsito intestinal;
  • Aqueles que desejam combater esse mau colesterol que foi consumido, pois tem grande quantidade de ômegas em sua composição, por isso, é um grande aliado contra doenças cardiovasculares;
  • No sistema imunológico, age como um fiel combatente de microrganismos patógenos, como vírus e bactérias;
  • Afrodisíaco natural é conhecido como um tipo de remédio caseiro para ereção masculina receitado por muitos médicos inclusive;
  • Fortalece o sistema nervoso, mantendo-o em perfeito estado, algo vital para o ser humano.

É uma fruta milagrosa, pois é incrível pensar como dentro dessa pequena fruta, está tão alto conteúdo protéico, uma variedade de vitaminas e de óleo saudável, como o omega, é algo simplesmente impressionante.

Como consumir o açaí e aproveitar todos os seus benefícios?

  • Primeiramente, por ser uma fruta pode ser consumida como tal, de forma individual, sem nenhum acompanhante.
  • A culinária foi mais longe, e atualmente se utiliza na preparação de batidos, combinados com outros elementos, em sobremesas, refeições preparadas, entre outros.
  • Pois, ao ser quase um familiar de mirtilos e as uvas, é indispensável para dar aquele toque especial a qualquer tipo de prato.
  • A indústria farmacêutica se encarregou de fazer o seu trabalho ao fazer apresentações em pó, em componentes capsulares ou em preparados, para combater assim mais diretamente as patologias.
  • Qualquer outra forma dispensada que possa chegar a todos os cantos do mundo, mantendo, assim, suas propriedades e benefícios de forma intacta.
  • Também a indústria de cosméticos utiliza em produtos embalados, como cremes, para ser utilizado de forma tópica e, assim, contribuir de maneira direta com a manutenção da pele e da estética em geral.

Em fim, é um produto com muitos benefícios que você poderá obter em qualquer tipo de apresentação, embora a recomendação geral é que seja usada da maneira mais natural possível.

Veja como fazer açaí em casa:

Contra-indicações do açaí.

Seu uso é totalmente recomendado, pois não existem as justificativas suficientes que determine o contrário, portanto, não se pode falar de contra-indicações desta fruta.

Este é um produto puramente natural, por isso os efeitos adversos são muito mínimos e quase que não foram registrados casos preocupantes o consumo deste produto e, por isso, é totalmente recomendado o seu uso.

No entanto, este tem sido um produto que foi tomado pela indústria farmacêutica e cosmética, por isso que para o seu processamento químico, inclui a adição de outros elementos químicos,que na verdade são os que pudessem gerar os efeitos adversos.

Assim, é aconselhável ler o rotulagem onde se vê especificado todos estes efeitos secundários que pudesse contato da pessoa com o consumo do mesmo.

Mas, em linhas gerais, pode-se começar pelo fato de que tudo que é consumido em excesso é prejudicial, portanto, seja natural ou artificial, o seu consumo deve ser totalmente moderado com limites.

Para a administração das apresentações genéricas são recomenda-se consultar com seu médico de família, para ter a certeza de que pode ser consumido sem nenhum inconveniente.

Além disso, pode-se mencionar o fato de que o consumo deve ser, no mínimo, em:

  • Crianças pequenos, pois é uma fruta tropical que pode ser invasiva, de primeiro momento para as crianças,
  • No mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Alergia

É comum que alguém apresente alergias em relação ao açaí, é por isso, que, se você observar alguma reação fora do comum, suspender forma imediata o seu consumo.

Ao ter este detalhe com as alergias, recomenda-se não ser consumida em combinação com outros medicamentos. Pois pode gerar reações adversas e / ou inibir de certa forma, o mecanismo de ação dos outros, por isso, é que recomenda-se assistir a uma consulta prévia.

Conheça todos os benefícios do Açaí para a saúde

You May Also Like